O projeto consiste na elaboração de um sistema interativo, com a criação de uma bateria virtual, onde o usuário interaje com o sistema por meio de movimentos corporais captados por sensores (laser). Os sons serão reais de uma bateria: caixa, bumbo, tom 1 e 2, ximbau e prato de ataque.
A ideia é que conforme o usuário toque na luz emitida pelo sensor (laser), é reproduzido um som de bateria. Temos como exemplo o vídeo abaixo, porém no vídeo foi criado um som de órgão.
Participantes e suas respectivas funções.
Diego Juvenal e Jeferson J. Antunes: Hardware, desenvolvimento e pesquisa.
Alessandro de Paula e Fausto H. C. Cespedes: Programação e pesquisa.
Fabiane R. Siqueira e Gleice A. Silva: Interface, pesquisa, criação e manutenção do blog.
O projeto tem como finalidade, apresentações em eventos, tais como, shows, feiras tecnológicas e festivais de músicas,etc.
Para uma boa execução da bateria virtual é necessário um ambiente climatizado com iluminação controlada para melhor aproveitamento visual dos lasers e imagens geradas. Um sistema de som com saídas de baixa freqüência (conexões rca, p10 e p2). É utilizado o uso de tecnologias já existentes como o Arduíno, sensores de laser, cabos USB e de energia, TV para trnasmitir as imagens e caixa amplificada.
O público alvo são jovens e em geral pessoas que se interessam por tecnologia e música.
Para maior desenvolvimento do projeto estão sendo realizadas pesquisas em trabalhos já produzidos por outras pessoas. Internet, vídeos e sons, tammbém são utilizados como fonte de pesquisa e realização do nosso projeto.
O design e produção da bateria está sendo feito através do Software 3D Studio Max, para demonstração de como ficará a bateria virtual. Toda produção será feita através de uma bancada com caixa de som amplificada, sensores de laser, arduíno, cabos para conexão e uma tela (TV ou Notebook) onde será reproduzida a imagem de uma bateria para que o usuário tenha noção onde seriam os acessórios de uma bateria real. A interface possui uma imagem de uma bateria virtual onde ao acionar o laser do modulo real, a imagem representativa do sistema irá se destacar e um som será executado.
Pelo projeto ter um visual muito interessante, uma interface simples e interativa se torna muito convidativo. O feedback do sistema para o usuário será o retorno visual e auditivo ao usuário interagir com a bateria virtual.
Postado por Gleice A. Silva.
Pelo projeto ter um visual muito interessante, uma interface simples e interativa se torna muito convidativo. O feedback do sistema para o usuário será o retorno visual e auditivo ao usuário interagir com a bateria virtual.
Postado por Gleice A. Silva.
Programação praticamente concluída, faltando apenas organizar o layout da bateria.
ResponderExcluirA nossa parte do Hardware esta inacabada ainda,
ResponderExcluirmais em processo desenvolvimento.
A parte de pesquisas e de desenvolvimento do projeto estão avançando.